Os filtros tipo cesto são projetados para a filtração de sólidos presentes em linhas de vapor, ar comprimido líquidos e gases, utilizando-se de um cesto metálico, oferecendo a máxima área filtrante e uma grande capacidade de reter e acumular os sólidos filtrados garantindo que todas as partículas sejam retidas.
Com uma construção simples e robusta, possui um sistema de abertura rápida permitindo rápida limpeza ou troca do elemento filtrante sem a utilização de ferramentas especiais.
Telas ou Elementos Filtrantes
A tela é o coração do Filtro e o ponto onde a sujeira ou material indesejado é retido. Produzindo uma completa linha de filtros para tubulações com ampla variedade de tamanhos de abertura de elementos filtrantes. O grau de filtragem se obtem atráves de chapas perfuradas ou malhas mesh. O material utilizado nos elementos filtrante, sempre será aço inox, independente do material de construção do corpo.
Chapas perfuradas
Para os casos de uma filtragem normal, utilizam-se elementos filtrantes fabricados a partir de chapa perfurada. Comercialmente obtem-se uma faixa de perfurações desde 0,5 mm dependendo da espessura da chapa. Na seleção do tamanho da perfuração necessária para proporcionar a adequada proteção ao equipamento que estiver instalado à jusante do filtro, uma regra comumente utilizada é que o diâmetro de abertura da perfuração seja a metade do diâmetro da maior partícula que pode passar à jusante com total segurança.
Malha tecida (Mesh)
Quando houver necessidade de uma filtragem extremamente fina, não é possível a utilização de chapa perfurada. Nesses casos, utiliza-se de elemento filtrante feito de malha tecida. Este tipo de elemento filtrante constitui-se de uma chapa revestida internamente com malha tecida.